ÓLEO DE CÁRTAMO

postado em: Artigos | 0

Óleo de CártamoNo post anterior falamos sobre o óleo de coco, hoje iremos conhecer um pouco sobre o óleo de cártamo utilizado para perda de peso, redução do apetite e melhora do desenvolvimento muscular.

O óleo de cártamo é extraído das sementes do cártamo, conhecido em algumas regiões por açafrão.

As sementes são ricas num óleo onde predominam os ésteres glicéridos de ácidos gordos insaturados (90%), ácido oléico (20-30%) e/ou ácido linoléico (55-88%) além da vitamina E. O ácido oléico conhecido também como ômega 9 tem a finalidade de equilibrar os níveis o colesterol. Em estudo realizado na Califórnia (EUA) comprovou que o ácido oléico estimula a produção do lipídeo oleiletanolamida, substância responsável por reduzir o apetite, aumentar a perda de peso e diminuir a produção do LDL (“mau colesterol”).

O ácido linoléico conhecido como ômega 6 tem a capacidade de inibir a enzima lípase lipoprotéica. Esta enzima tem a função de armazenar gordura nos adipócitos (células de gordura). A lípase lipoprotéica retira as moléculas de gordura da circulação e as armazenam nos adipócitos constituindo o tecido adiposo. Com isso o organismo é obrigado a utilizar os estoques de gordura já existentes como fonte de energia.

O ácido linoléico também tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento muscular. Vamos entender como isso ocorre: o ácido linoléico age aumentando a atividade da enzima CPT (carnitina palmitoltransferase) presente nos músculos esquelético de contração voluntária. Esta enzima por sua vez é responsável pelo transporte de gorduras (ácidos graxos) para dentro das mitocôndrias (célulasresponsáveis por transforma os ácidos graxos em energia). Com a atividade aumentada da CPT conseguimos aumento no transporte de energia para as células adiposas, sendo assim maior gordura será queimada gerando mais energia para os músculos com seu maior desenvolvimento.

Prontinho agora você já sabe como o óleo de cártamo age no corpo para atingir seus objetivos. Mas cuidado: ele tem contra-indicações. São elas grávidas, lactantes, diabéticos e crianças.

E ai gostaram?

Bom dia!

Referências:

http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:4HG0nkLIbsIJ:scholar.google.com/+%C3%B3leo+de+c%C3%A1rtamo&hl=pt-BR&as_sdt=0,5

www.farmaciasaojorge.com.br

HOPF, M.; ZOHARY, D.. Domestication of plants in the Word. Third edition. Oxford University Press. 2000.

Uma resposta

  1. Adorei a explicação e estou adorando o oleo de cartamo,realmente dá uma sensação de saciedade.
    Porem estou usando ele junto com o oleo de coco.

Deixe uma resposta